26/06/2014

Aperfeiçoando sua Sidebar


Oi gatinhas! Sentiram minha falta? 
Hoje trago o primeiro post da série Blogueira Iniciante (mas que vai ajudar a muitas blogueiras antigas também, viu?). E vou tentar trazer a cada post, um utilitário para ajudar vocês.

O que seria de um blog sem a sua sidebar, não é mesmo? Mas Lari, o que é a sidebar?
Sidebar nada mais é do que a barra lateral do blog (a parte destacada em vermelho na imagem abaixo)


A importância da Sidebar organizada:

Na barra lateral é onde devem ficar informações que os leitores precisam saber (como quem é a autora e as colaboradoras, uma mini biografia sobre você e as redes sociais do blog, por exemplo) e gadgets importantes (verão exemplos logo abaixo). 
Não polua sua sidebar! Afinal ninguém gosta de entrar num blog e ficar uns 3 minutos esperando a pagina carregar, né?

Trabalhando com a Checklist:

Como disse lá em cima vou tentar trazer sempre um utilitário para vocês e o desse post, será a checklist para aperfeiçoarem a sidebar de vocês.


  • Foto de perfil: Ah vamos lá, mostre aos leitores seu lindo rosto! Todo leitor gosta de conhecer a autora do blog (e se puder, as colaboradoras também). 
  • Sobre você: Apresente-se em uma pequena biografia com dados que o leitor vai querer saber como idade, Cidade/Estado onde mora, o que faz/ o que pretende fazer etc. E também escreva um pouco sobre o objetivo do blog e deixe o link para a pagina Sobre/About.
  • Link para as redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Google +, Youtube, Pinterest, Gmail e por aí vai... Para não poluir a sidebar, você pode usar ícones que são disponiveis em diversos blogs e sites. Separei alguns packs para vocês utilizarem.
  • Endereço de E-mail: Não se esqueça de incluir o endereço de e-mail do blog (mesmo que exista um formulário para contato). Pode ser na forma de ícone ou até mesmo escrito embaixo da sua mini biografia.
  • Caixa de pesquisa: Não queremos que nossos leitores se percam em nosso blog, certo? Então adicione uma caixa de pesquisa para facilitar a navegação deles. E é claro, não esqueça dos marcadores com as tags que você usa nas suas postagens.
  • Posts populares: Destaque o seu melhor conteúdo com uma lista de links ou com o próprio gadget do Blogger de postagens populares.
  • Newsletter: Primeiramente o que é uma newsletter? Um e-mail mostrando as novidades, ou seja, as ultimas postagens do seu blog, aquele sorteio super legal que você está fazendo em parceria com aquele blog ou até mesmo o blog da sua amiga que acabou de entrar para a blogsfera e você está ajudando a divulgar. Viu como ela é importante? Seus leitores podem ter as atualizações do seu blog no e-mail deles!
E então, acharam a checklist útil? Espero ter ajudado vocês!
Antes de terminar quero dizer que traduzi essa checklist do blog TheSitsGirls para trazer para vocês. Então creditos para o TSG.

Larissa Rosa


2 comentários:

  1. Eu não tenho mais sidebar, então eu distribui várias coisas no template. Por exemplo: a caixa de busca, seguidores e facebook ficaram no rodapé. E todos os outros links foram para o menu. O Newsletter eu testei, mas não gostei, fica todo bugado no email, fora que não tem link para o blog. Ou seja, acho que é perda de alguém comentar, mas vai da consciência de cada um.
    www.republicacrash.com

    ResponderExcluir
  2. Vdd, sdebar é algi muito importante em um blog.
    Amei o blog
    Bjss


    www.extremamente-femina.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos ao MTW. Os comentários passarão pela aprovação da dona antes de serem postados.
Sempre retribuo, apenas deixe seu link no final dos comentários.

© Moda Teens World 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis