12/07/2013

Histórias Reais Através da Música





Hey Hey Hey gatas e gatos leitores!


Provavelmente já se passou da meia-noite, mas como amanhã, ou melhor hoje, terei um dia cheio, resolvi postar logo agora. O importante é que... Não sei o que é importante deixa quieto.
Bom agora é sério. Essa semana escolhi um assunto mais sentimental, digamos. O tema? Histórias Reais Através da Música. Vou explicar melhor.
Existem algumas músicas que possuem letras muito bonitas, mas nas "entrelinhas", na realidade, contam alguma história ou real ou abstrata. O que, na minha opinião, é muito bonito. Dependendo a história, é claro. Então continuemos.
Encontrei no site de letras Vagalume, uma reportagem contando a história de três músicas que são realmente especiais. Duvido que você não conheça pelo menos uma delas.

1- The Beatles - Hey Jude



A canção "Hey Jude" é uma das músicas de maior sucesso não só dos The Beatles, e sim de todo o século XX. Composta pelo Sir Paul McCartney em 1968, "Hey Jude" foi escrita para Julian Lennon, filho de John Lennon.
Na época, Julian tinha apenas 5 anos de idade e seu pai John estava se separando de sua mãe. O momento foi difícil para todos, mas Paul McCartney se comoveu principalmente com a situação da criança, que não entendia direito o que estava acontecendo e se sentia desamparada.
A "Hey Jude" foi uma mensagem de incentivo e encorajamento para que Julian, na época, seguisse em frente. McCartney e Julian voltaram a se encontrar em 1987 e mantiveram uma amizade muito forte.
Um fato curioso sobre "Hey Jude" é que, inicialmente, a música deveria se chamar "Hey Jules", mas Paul achou que "Jude" era um nome mais forte.


2- Pearl Jam - Jeremy




O tema "bullying" está sendo muito comentado hoje em dia, mas em 1991 o Pearl Jam já havia lançado o single Jeremy, cujo clipe chocou muita gente pela veracidade da história.

O clipe conta a história de um garotinho chamado Jeremy que estudou na Richardson High School, no Texas. Um funcionário da escola o descreve como sendo "um bom menino que tinha milhares de problemas que ele não merecia."

Eddie Vedder se inspirou para compor essa música ao ler a notícia sobre a morte de Jeremy em um jornal.

A letra tem frases muito fortes que mostram o abandono que Jeremy sofria por parte dos pais, como:

"Daddy didn't give attention (papai não dava atenção)
To the fact (ao fato) 
That mommy didn't care" (de que a mamãe não se importava)


3- Eminem - Cleanin' Out My Closet




A terceira história é a da música Cleanin' Out My Closet, do rapper EminemExiste uma pequena diferença entre esta música e as outras duas acima: Hey Jude e Jeremy são baseadas em fatos que aconteceram com outras pessoas, mas Cleanin' Out My Closet é baseada na vida do próprio Eminem.
No começo de sua carreira, Eminem sofreu muito preconceito por ser um artista branco onde prevaleciam negros, até que o veterano Dr. Dre acreditou no potencial do artista e o ajudou a deslanchar sua carreira. 
No entanto, os problemas pessoais de Eminem continuaram perseguindo-o ao longo de toda a sua vida profissional.
A música Cleanin' Out My Closet é um claro pedido de desculpas à sua mãe por todas as brigas, desentendimentos e até a morte de um tio. 

A intensidade do conflito entre os dois pode ser vista nas seguintes frases:

"Remember when Ronnie died and you said you wished it was me?
(Lembra quando o Ronnie morreu e você disse que preferia que tivesse sido eu?)  

Well guess what, I am dead, dead to you as can be!"
(Bem, adivinhe, eu estou morto, tão morto para você quanto eu posso estar!)

Não é à toa que até hoje, Eminem continua sendo um dos rappers mais polêmicos e controversos que existe no mundo.

Nossa. Eu realmente não sei o que dizer sobre essas músicas. Não sei se sorrio com a preocupação de Paul com o filho, se choro por Jeremy ou se sinto pena do Eminem. São histórias totalmente... Nossa, estou sem palavras.

Então, vou terminar o post por aqui mesmo. Lembrando que existem muitas músicas que contam histórias reais por aí. Com certeza você, fã, sabe as histórias das músicas de seus ídolos.
Beijos carinhosos,
Mari Mari :) xx
@LTwithNutella

PS: Uma novidade aqui na coluna. Agora no final de cada post, colocarei uma frase de uma música como inspiração que teve haver com o tema do dia ;D

"Hey, Jude, don't make it bad. Take a sad song and make it better. Remember to let her into your heart. Then you can start to make it better." - Hey Jude, The Beatles.

6 comentários:

  1. Gosto da música "Here come the Sun" dos Beatles
    Beijos

    www.Mundodocedelicioso.com

    ResponderExcluir
  2. Ótimas músicas, essa do Eminem me lembra muito minha adolescência kkkk E The Beatles é tudo de bom.

    http://www.profanofeminino.com/

    ResponderExcluir
  3. Que linda a história de Hey Jude. Passei a amar ainda mais a música <3

    ResponderExcluir
  4. Adoro as musicas , inclusive tenho um trabalho na faculdade que temos que retratar uma musica , contar a historia dela e tal , e irei fazer sobre Cleanin' Out My Closet *-*

    ResponderExcluir
  5. Hey Jude é perfeita. Eu amo.. E a tradução é simplesmente perfeita.
    De: Adolescente Para: Adolescente

    ResponderExcluir
  6. Que demais! "Hey Jude" é uma das minhas músicas prediletas e saber que foi composta para ajudar um momento difícil de uma criança... É mais lindo ainda.

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos ao MTW. Os comentários passarão pela aprovação da dona antes de serem postados.
Sempre retribuo, apenas deixe seu link no final dos comentários.

© Moda Teens World 2012 | Blogger Template by Enny Law - Ngetik Dot Com - Nulis